Bahá'í Library Online
.. . .
.
Back to Newspaper articles archive: 2002


E se, confirmado pelo Criador, o apaixonado escapar das garras da águia do amor, haverá de entrar no Vale do Conhecimento e sairá da dúvida para a certeza, e volver-se-á da treva da ilusão para a luz do temor de Deus.
 
 

Em solenidade no Palácio do Planalto bahá'ís entregam o Prêmio Nacional dos Direitos Humanos 2002

Em cerimônia solene realizada no salão nobre do Palácio do Planalto, em Brasília, no último dia 12 de dezembro de 2002 a Comunidade Bahá'í do Brasil representada pelos membros da Assembléia Espiritual Nacional dos Bahá'ís do Brasil, Sres. Iradj Roberto Eghrari e Washington Araújo entregaram o Prêmio Nacional de Direitos Humanos 2002 a entidade não-governamental por seus trabalhos na área de promoção da educação para os direitos humanos no Brasil.

A solenidade foi presidida pelo Presidente da República, professor Fernando Henrique Cardoso e contou com a presença de diversos ministros de Estado, dentre estes o ministro da Justiça, Dr. Paulo de Tarso, da primeira dama Dona Ruth Cardoso, do jurista Evandro Lins e Silva (que veio a falecer no último dia 16 de dezembro, após regressar dessa solenidade), bem como de dezenas de autoridades governamentais e personalidades brasileiras que trabalham pelos direitos humanos no país, como o jurista Hélio Bicudo, o rabino Henri Sobel, o ex-ministro José Gregori, os deputados Nilmário Miranda, Nelson Pellegrino, representantes das embaixadas estrangeiras sediadas em Brasília.

É a primeira vez que a Comunidade Bahá'í do Brasil é convidada pela Presidência da República para entregar este importante Prêmio instituído em 1994 pelo Governo Federal.

* * * * *

Presidente entrega prêmio Direitos Humanos 2002

Brasília – DF (MJ) – Nesta quinta-feira (12/12), o governo federal concede o 8° Prêmio Direitos Humanos. A cerimônia de entrega será no Palácio do Planalto, às 15 horas, com a presença do Presidente Fernando Henrique Cardoso, o Ministro da Justiça, Paulo de Tarso Ribeiro e o Secretário de Estado dos Direitos Humanos, Paulo Sérgio Pinheiro.
Dom Pedro Casaldáliga, Bispo Emérito de São Félix do Araguaia e Ana Montenegro, da Comissão de Direitos Humanos da OAB/BA foram os escolhidos na categoria livre e vão ganhar, cada um, R$ 15 mil. Dom Pedro Casaldáliga é um dos símbolos da luta em defesa dos direitos humanos no Brasil, onde vive há 33 anos. Dom Pedro foi o fundador da Comissão Pastoral da Terra e do Conselho Indigenista Missionário. Ana Montenegro, de 90 anos, é referência para várias gerações de profissionais e militantes de direitos humanos. Torturada e exilada durante o regime militar, ela atuou na conquista da anistia, dos direitos políticos, da mulher e da criança.
Na categoria Menção Honrosa Livre, foram agraciados Oded Grajew, Diretor Presidente do Instituto ETHOS de Empresas de Responsabilidade Social e José Roberto Figueiredo Santoro, Subprocurador-Geral da República.
O Prêmio Direitos Humanos 2002 faz uma homenagem especial ao médico psiquiatra Stanislau Kriynski, morto em 1996. Ele teve destacada atuação na área de pessoas portadoras de deficiência. Os ex-presidentes da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados também recebem uma homenagem especial.
As Organizações Não Governamentais ganhadoras do prêmio este ano foram o Comitê em Defesa da Vida das Crianças Altamirenses, o Conselho Indígena de Roraima, o Grupo Gay da Bahia (Menção Honrosa) e o Grupo União e Consciência Negra do Maranhão (também Menção Honrosa).
Os estudantes secundaristas agraciados foram Danieli Cascaes, do Rio Grande do Sul e Lindsay Gonçalves, de São Paulo. As monografias premiadas são dos estudantes Fabiana Moreira, da Universidade de Brasília e Vinícius Sant’Ana, do Centro Universitário de Brasília. Na categoria Redação Serviço Civil Voluntário, venceu Mônica Leite da Silva, do Amazonas e a Melhor Experiência Executora do Serviço Civil Voluntário veio do Paraná, da Universidade Estadual do Centro Oeste.


Fonte: Secretaria de Estado dos Direitos Humanos – Ministério da Justiça


Prêmio Bahá'í 2002 aos Direitos Humanos é promovido por 13 Assembléias Locais dos Estados Unidos

Um grupo de treze Assembléias Espirituais Locais da região de Los Angeles (EUA) organiza anualmente a concessão de um galardão para enaltecer aquelas pessoas que têm contribuído para o avanço dos direitos humanos.

Esta é uma contribuição especial e exemplar de um grupo de comunidades bahá'ís à celebração da Declaração dos Direitos Humanos comemorado no dia 10 de Dezembro.

Entre as pessoas laureadas este ano com o prêmio está a professora Ethel Hayman, cujas conquistas como educadora têm superado amplamente a seus deveres profissionais.

Ainda mais de ser uma verdadeira líder no campo da educação durante mais de 25 anos, tem sido muitas vezes a única voz defensora da educação na saúde. Ela tem coordenado planos de educação contra o fumo e as drogas e nos últimos dez anos tem presidido o Comitê de Aids e Desenvolvimento Humano.

A solenidade para a entrega destes prêmios se celebra anualmente em volta do dia 10 de dezembro, aniversário da Declaração dos Direitos Humanos.

Este ano ocorreu no domingo dia 8 de dezembro e contou com a presença, como conferencista convidada, de Rebequa Murphy, diretora do Instituto Africano para a Liderança e a Governabilidade, uma organização dedicada a promover a liderança ética na África, a educação dos jovens na liderança moral e o voluntariado.

Fonte: Noticiero Bahá'í de España


Mensagem inspiradora de um dos amigos bahá'ís dirigida aos bahá'ís do Brasil

Mensagem:

Nesta oportunidade, como presente, nesta era, com o espírito imantado pelas efusões das comemorações do Espírito Santo, junto aos cristãos,judeus, muçulmanos e as demais religiões proféticas, tenho a dizer aos amados baháis do Brasil, que verdadeiramente a nossa Fé se engrandece pelo reconhecimento de Bahá'ú'lllah na potência da Sua gloriosa revelação e no Espirito da Verdade que recebemos das suas escrituras. Intensivas saudações aos bahais e louvor ao Supremo Deus.

Nome: João Batista da Silva Paiva

E-mail: Barukjb@ig.com.br

©Copyright 2002, Agência Bahá´í de Notícias, Brasil


. . .