Bahá'í Library Online
.. . .
.
Back to Newspaper articles archive: 2002


Ó FILHO DO SER! Velado em Meu Ser imemorial e na eternidade antiga de Minha Essência, conheci Meu amor por ti e assim te criei, gravando em ti Minha imagem e revelando-te Minha beleza.
 
 

Educação o caminho para paz, por Osmar Mendes, press release para a imprensa

Há pouco tempo o homem percebeu que a atividade educacional é fundamental para a conquista da paz mundial. A experiência de duas guerras mundiais levou à formação de um conceito mais claro de educação voltado para a manutenção e conquista de ideais e ações pacifistas. A paz passou a ser estudada sob diversos ângulos. Um deles, o educacional, visando especialmente despertar no ser humano, desde a infância, a consciência clara, científica, social, moral e religiosa, da inutilidade da guerra para a solução de problemas entre as nações, de todo o mal que causa e que, no dias atuais, existem muitas outras formas de harmonizar os interesses coletivos, pacificamente, sem necessidade de recorrerem à agressão e a matança.
Estudos como os conceitos de cidadania mundial, interdependência econômica e social entre as nações, cooperação e progresso, cultura universal, desenvolvimento e autonomia, comunicações e convivência planetária—abrem a mente humana para novas perspectivas de entendimento mútuo entre os seres humanos. E organizações como as Nações Unidas e seus organismos internacionais, e as milhares de organizações como não-governamentais existentes no mundo, cobrindo interesses coletivos de praticamente todas as áreas da atividade humana, unindo pensamentos e corações, idéias e pessoas, a nível supranacional como característica comum de todas elas, colocando a pessoa acima do estado—formam elas como que um exército da paz, atuante, firme, crescente em unidade mundial.
Os currículos educacionais tradicionais não incluem os temas da realidade mundial. A educação deve ser integral, incluindo não só o aspecto intelectual do aprendizado e a transmissão de conhecimentos mas deve também educar no sentido lato do termo. Educação que crie um ser humano perfeito, física, intelectual, moral, profissional e espiritualmente. Um ser humano que esteja consciente de seu verdadeiro papel na vida, um ser espiritual e não um animal que pensa, sente e fala. Hoje a vida humana abarca necessidades supra-nacionais, em múltiplos aspectos. As carências e os anseios do ser humano não mais se restringimos aspectos materiais e imediatistas da vida. A educação está sendo forçada a cobrir áreas anteriormente apenas utópicas para a vida do dia a dia. A paz mundial e todas as suas implicações são hoje o maior anseio e preocupação de humanidade.
A Fé Bahá’í, a mais recente revelação divina surgida na humanidade, traz conhecimentos que estão enriquecendo programas educacionais em várias partes do mundo, algo realmente, novo, bem ao diapasão da era em que vivemos, que exige soluções realistas e práticas para os problemas humanas, não mais só individuais, nem nacionais, mas para o mundo inteiro e para a humanidade como um todo.

* Osmar Mendes é publicitário e membro da Comunidade Bahá’í do Brasil.


©Copyright 2002, Agência Bahá´í de Notícias, Brasil

. . .