Bahá'í Library Online
.. . .
.
Back to Newspaper articles archive: 2003


E se, confirmado pelo Criador, o apaixonado escapar das garras da águia do amor, haverá de entrar no Vale do Conhecimento e sairá da dúvida para a certeza, e volver-se-á da treva da ilusão para a luz do temor de Deus.
 
 

Escola FAIZI no Chile: Um novo modelo de educação

A Escola Faizí do Chile é um centro acadêmico rural, reconhecido pelo governo e de propriedade da Assembléia Espiritual Nacional dos Bahá'ís do Chile, que oferece educação para a população nativa Mapuche.

Situada a cerca de 740 quilômetros ao sul de Santiago, em região agrícola, abriu suas portas em 1981 com apenas 30 estudantes. A escola recebe uma subvenção mensal do governo chileno para ajudar a pagar os salários dos professores. Sem dúvida, os investimentos estruturais e a manutenção depende de subsídios de organizações tanto bahá'ís como não-bahá'ís.

A escola recebe também os serviços de jovens bahá'ís voluntários procedentes de todo o mundo, como parte do programa de Ano de Serviço da Assembléia Nacional do Chile.

A Escola Faizí tem recebido muitos reconhecimentos por sua excelência, pela dedicação de seu pessoal docente e por sua contribuição nítida visando a preservação da cultura Mapuche. Alguns destes reconhecimentos se têm materializado na concessão de ajudas tecnológicas e apoio governamental na forma de materiais educativos e equipamentos. Por estar localizada na mesma região que a Emissora de Rádio Bahá'í do Chile, a Escola Faizí tem colaborado com seu plano de alfabetização para adultos patrocinado pelo Ministério da Educação.

O que demonstra ter sido mais atraente para as autoridades é o ''Projeto Horta'' desta escola, que não apenas fornece comidas com maior valor nutritivo aos alunos internos e aos seus professores mas também é um modelo de técnicas hortícolas orgânicas inovadoras, consideradas como parte do currículo dos estudantes.

Um bom destino para os jovens que desejam oferecer ano de serviço. O Chile conta ainda com a Escoela Muhajir e o Colégio Nur.

©Copyright 2003, Comunidad Bahá'í de España

Foto: Jovem indígena Mapuche, Chile

©Copyright 2003, Agência Bahá´í de Notícias, Brasil


. . .